Alisantes com formol

Atualizado o post sobre o caso da canadense que morreu após alisar os cabelos com formol em 2010

Brazilian Blowout Brazilian Blowout

Cosméticos Orgânicos

Saiba um pouco mais sobre os cosméticos orgânicos

Linha de cosméticos Surya Brasil Titulo da Imagem

Produtos para alisamento capilar

Conheça os ativos que realmente alisam os cabelos e os que não alisam

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Pele sintética tupiniquim

15 de dezembro de 2009 |

Há meses atrás apresentei aqui no Cosmética em Foco uma notícia sobre as alternativas aos testes em animais. É com muito orgulho que dessa vez apresento a pele artificial da equipe da Profa. Silvia Stuchi Maria-Engler, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP).

Eles desenvolveram um modelo de pele artificial que mimetiza a estrutura da pele, com derme e epiderme. Reconstituída a partir de queratinócitos, melanócitos e fibroblastos cultivados em gel de colágeno, esta estrutura possui características de crescimento e morfologia muito similares à pele humana, aumentando a reprodutibilidade de testes com cosméticos e medicamentos.

O produto atende a uma necessidade do mercado, pois os produtos exportados para a União Européia não podem mais ser testados em animais. Podendo, em breve, ser testados in vitro aqui mesmo no Brasil, pois os testes garantem a segurança e eficácia de produtos e princípios ativos. Como pouco a pouco os brasileiros também reconhecem a importância de se reduzir os testes em animais. Essa pesquisa torna-se duplamente importante social e economicamente.

Na Europa e nos Estados Unidos, existem modelos de pele artificial à venda, mas há a dificuldade em importar por ser material vivo e, portanto, perecível. O modelo desenvolvido na USP é idêntico aos produzidos no exterior e também com a possibilidade de produção de kits sob encomenda.

Ainda não há disponibilidade para uso em escala industrial e novas pesquisas acontecem para se conseguir recriar a pele artificial a partir de células obtidas aqui mesmo no Brasil.

Nada ainda definido, mas uma grande perspectiva e uma ótima notícia para o que insistem que no Brasil não se faz pesquisa aplicada. Enquanto isso nós aguardamos com muito otimismo.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Obrigado aos Hit Counter by Digits leitores deste site.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo