Aproveitando a chegada do fim de semana, segue uma ótima sugestão de passeio para os moradores da cidade de São Paulo:
O Museu de Microbiologia do Instituto Butantan, em São Paulo, inaugurou em 12 de janeiro a exposição itinerante "As grandes epidemias", com o objetivo de informar e alertar o público para o perigo que as epidemias representam. Especialmente após a pandemia de Gripe A H1N1 que assustou boa parte da população mundial no ano de 2009.
AIDS: Mais de 5 milhões de pessoas são contaminadas a cada ano pelo HIV.
Peste negra: A infecção era atribuída aos miasmas e castigo divino. Em 1894, Alexandre Yersin e Shibasaburo Kitasatu identificaram o agente responsável pela doença, a bactéria Yersinia pestis.
Influenza: A gripe espanhola matou cerca de 40 milhões na primeira metade do século XX. Hoje, Isaias Raw defende a vacinação para prevenir a gripe suína.
Meningite: A epidemia de meningite foi censurada pelos militares por dois anos. Segundo Barradas, a vacina foi aplicada na população paulista em 15 dias.
Varíola: A varíola matou e deformou milhões, mas foi extinta em 1984. Foi a primeira vez que uma doença infecciosa foi abolida da Terra graças à vacinação.
Não há data definida para o término da exposição. A entrada é gratuita, aberta ao público de terça a domingo, das 10h às 16 horas, no Centro de Difusão Científica do Butantan, localizado na Av. Vital Brasil, 1.500, na capital paulista.
Inicialmente a exposição será levada a outras regiões da capital paulista, mas os pobres mortais de outros estados aguardam ansiosamente o incentivo financeiro que possibilitará levar a exposição para outros estados e municípios.
Fonte: Neldson Marcolin. As pestes. Revista Fapesp Edição Impressa 168 - Fevereiro 2010
Loka do dia
Há 11 minutos
RSS Feed
19 de fevereiro de 2010 |






0 comentários:
Postar um comentário