Related Posts with Thumbnails

Desodorantes e Antitranspirantes – Parte 4: Os produtos

10 de junho de 2010 |

Os desodorantes
São classificados pela RDC Nº 211/05 como produtos de grau de risco 1. E segundo o Decreto Nº 79094/1977: “são destinados a combater os odores da transpiração, podendo ser coloridos e perfumados, apresentados em formas e veículos apropriados.”
Eles evitam a formação do odor ou mascaram/eliminam o odor formado. Por isso são compostos por antibacterianos que inibem o desenvolvimento de bactérias na região.
Principais ativos: Etanol (no máximo 60%) e Triclosan (no máximo 0,3%).
Outros componentes: EDTA Tetrassódico, BHT e Bicarbonato de sódio/potássio.

Os antitranspirantes
São considerados produtos de grau de risco 2, portanto é necessário registro e comprovação de suas atividades junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O mesmo Decreto Nº 79094/1977 descreve os antitranspirantes como “produtos destinados a inibir ou diminuir a transpiração, podendo ser coloridos e/ou perfumados, apresentados em formas de veículos apropriados, bem como associados a desodorantes.”
Eles reduzem a secreção das glândulas sudoríparas écrinas e apócrinas ao bloquearem os ductos de passagem do líquido para o meio externo.
Principais ativos: complexos de alumínio e zircônio, cloridróxido de alumínio, dicloridrato de alumínio e sesquicloridrato de alumínio. Verificar na RDC 215/05 os percentuais máximos permitidos desses sais. Podem ser associados a ingredientes desodorantes e outros aditivos que melhorem ou corroborem com sua ação.
Atenção! Se não for sair de casa, dê preferência aos desodorantes, pois são mais baratos e menos passíveis de causar reações de hipersensibilidade e alergias. Exceto aos indivíduos sensíveis ao álcool no caso dos desosorantes alcoólicos.

As manchas
Foto: GettyImages.
As manchas nas axilas são causadas por resíduos das formulações e predisposição do indivíduo. Basta suspender o uso que elas somem. Não há a menor necessidade de se utilizar produtos clareadores da pele, principalmente se for sem o consentimento de seu dermatologista.
As maiores reclamações são da ocorrência de manchas nas roupas brancas, bem como alteração na cor dos tecidos. A coloração amarelada observada no tecido branco aparece por conta da presença de ferro no ativo antitranspirante, na água utilizada ou mesmo no suor do indivíduo. Assim, resíduos do produto ficam impregnados no tecido e a decomposição dos ingredientes da formulação formados pelas altas temperatudas do ferro de passar deixam a característica mancha amarelada nas roupas brancas.

Não adianta reclamar ou ameaçar processar as empresas por isso, você deve lavar bem suas roupas antes de colocá-las na máquina e usar o ferro de passar mais brando ou aqueles aparelhos de vapor usados para passar roupas.

Clique aqui para ler a Parte 5 da série Desodorantes e Antitranspirantes.

Gustavo

Referências
ABIHPEC. Dados de mercado 2009-2010. Acesso em 30/05/2010.
ABIHPEC. Panorama do setor 2009-2010. Acesso em 30/05/2010.
NASCIMENTO, Ludmila Pinheiro; RAFFIN, Renata Platcheck; GUTERRES, Sílvia Stanisçuaski. Aspectos atuais sobre a segurança no uso de produtos antitranspirantes contendo derivados de alumínio. Infarma, v.16, n.7-8, 2004.
RIBEIRO, Cláudio. Cosmetologia Aplicada a Dermoestética. 2ª Edição. São Paulo: Pharmabooks, 2010.

3 comentários:

Camila Bovi disse...

Muito boa essa série de matérias sobre desodorantes e antitraspirantes. Eu sempre tenho problemas nas axilas e achava que o problema só poderia ser resolvido usando ainda mais produtos por cima. Adorei a dica de usar desodorante em casa. Acho que isso vai ajudar e muito o ressecamento nas minhas axilas.
Beijos.

Uchiha Itachi Daniele disse...

Acho melhor usar leite de magnésica como desodorante,não age 24h mas faz o seu trabalho

Gustavo disse...

Uchiha,

o leite de magnésia realmente cumpre sua função "no tratamento da obstipação, ação laxante, como no tratamento de situações resultantes do refluxo gastro-esofágico e da hiperacidez tais como: azia e indigestão".

O leite de magnésia não foi desenvolvido nem é indicado para ser usado como antitranspirante.

Postar um comentário