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Ralph Lauren renova campanha do perfume Romance

11 de maio de 2011 |


Na semana em que comemoramos a liderança nacional no mercado de perfumes. A Ralph Lauren renova sua campanha com um novo vídeo para a fragrância Romance.

Desde seu lançamento, em 1998 (a versão masculina foi lançada em 1999), os comerciais do perfume trazem casais em cenas de muito amor, cumplicidade e carinho. Neste novo capítulo de Romance, o jogador de polo argentino, já garoto-propaganda da Ralph Lauren, Ignario “Nacho” Figueiras aparece com sua mulher Defina Blaquier e seus três filhos. Veja o vídeo:


Mas sera que o amor vende mais?

O sociólogo polonês Zygmunt Bauman afirma que a na sociedade do consumo (a sociedade atual) as pessoas estão mais envolvidas na ação de consumir e menos preocupadas com a coletividade. Segundo ele, em seu livro Modernidade Líquida (2001), a necessidade de comunicação e envolvimento deu lugar à necessidade de se manter distância; de estar seguro no individualismo e na superficialidade. Para ele, os laços e as parcerias tendem a ser tratados como mercadorias a serem consumidas e não produzidas. O psiquiatra brasileiro Joel Birman, em Mal-estar na atualidade (2003), defende que as pessoas não compartilham projetos sociais e estão centradas em si mesmas, fazendo prevalecer a individualidade.

No entanto, o sociólogo francês Michel Maffesoli defende o oposto. Em O Tempo das Tribos (2006), ele nos diz que na pós-modernidade o individualismo é substituído pela necessidade de identificação com um grupo. É por meio da sociedade e das aglomerações de indivíduos que nos posicionamos socialmente. Ou seja, dependemos uns dos outros para habitar este mundo.

Freud, em O mal estar na civilização (1929), diz que ainda crianças percebemos que precisamos do outro para sobreviver e que teremos que fazer concessões para conseguir aquilo que desejamos. Para ele, o sujeito convive com a frustração e o sofrimento desde o início de sua existência. E apesar de todas as limitações que nos são impostas, ainda desejamos a felicidade e a ausência de sofrimento e desprazer. Felicidade que provém da satisfação de nossas necessidades.

É nisso que nós investimos e é nessa verdade que empresas como a Ralph Lauren apostam suas campanhas: no amor. O sentimento mais belo e puro que conhecemos. É o amor que nos move, é por ele que brigamos e lutamos. Por amor trabalhamos, em busca do amor nos apaixonamos e nos casamos e é ele que mantém famílias unidas.

Eu acredito que o relacionamento é um projeto social e que viver em família é for compartilhar e querer estar junto. Então, que esteja certo o saudoso Fernando Pessoa, pois “tudo vale a pena se a alma não é pequena”.

Despeço-me indicando a leitura do resultado de uma busca pelo Google: o texto do, também blogueiro, Deivyd Cavalcante, o Romântico Rebelde.

Post escrito ao som de Inside I’m Singing, da dupla norueguesa Secret Garden.

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